Dear Applicant,
Bem vindos! Hoje vou comentar um pouco sobre graduação nos Estados Unidos e o que você precisa saber antes de aplicar. Primeiramente vamos desmistificar toda introdução do processo e as diferenças do processo de seleção do Brasil e dos Estados Unidos.
Diferença da Seleção: Brasil vs EUA
Estamos acostumados a um sistema de ensino que não avalia notas do ensino médio, ou habilidades que você desenvolve em seu tempo livre. Nos Estados Unidos tudo isso é levado em conta, pois eles possuem um sistema holístico de avaliação. Isso significa que todos os aspectos da sua vida são levados em consideração, cada parte do processo visa conhecer um pouco mais os candidatos, como por exemplo o GPA, que os alunos americanos possuem, sendo essa a sua média geral do ensino médio (que nos EUA duram quatro anos, então se você estiver pensando em aplicar, sua nota do nono ano entrará como "ensino médio" para completar sua média escolar). Outro exemplo são suas extracurriculares, atividades que você faz no seu tempo livre e não estão vinculadas a escola, elas podem ser um esporte, escrita, desenho, algum engajamento social, alguma ação na sua comunidade, tocar um instrumento, etc. Literalmente tudo que você faz no seu tempo livre como hobby, ou até mesmo trabalhos assalariados ou responsabilidades familiares.
Um ponto interessante da sua aplicação são as cartas de recomendação de professores, que tem como objetivo a universidade te conhecer melhor através do ponto de vista de um educador e saber como você é em sala de aula. Você também tem a opção de incluir cartas de recomendação de alguém que te conheça bem, desde que você não possua uma relação de familiar com a pessoa em questão.
Uma das melhores coisas sobre o sistema de avaliação dos EUA são as famosas "essays", as redações que você escreve para as universidades contando um pouco da sua história. Cada universidade tem opções diferentes de temas para a redação do aplicante, algumas deixam em aberto para você mesmo tomar essa decisão, outras perguntam coisas como "nos conte um momento da sua vida que (...)" ou "por que você está se candidatando para (nome da universidade)", isso te dá a oportunidade de se conectar com a instituição de forma mais humanizada e direta! Você, contando sua história, do seu ponto de vista.
Mas não use essa chance para se aparecer ou endeusar! As universidades recebem milhares de aplicações todos os anos, elas não estão interessadas em saber o quanto você é bom em X coisa por Y motivos, elas querem saber seu sonho, o que te torna diferente, o que você tem a oferecer para a instituição e por que você, dentre tantos candidatos. Deixe para mostrar suas habilidades nas notas e extracurriculares.
Existem outros pontos para um estudante internacional, tais como SAT ou ACT, que são provas para testar seu conhecimento do ensino médio e garantir que você está no nível adequado de ensino para ingressar em uma graduação. Outras provas de conhecimento obrigatórias¹ são as provas de proficiência em inglês, as mais amplamente aceitas são TOEFL, IELTS e o Duolingo Test.
¹: Só são obrigatórias caso você seja nativo de um país onde a língua não seja o inglês ou não tenha feito ensino médio (ou seja, quatro anos para nós, que devemos incluir o nono) em uma instituição com aulas administradas totalmente em inglês. É importante prestar atenção nos requerimentos de cada universidade, algumas menos exigentes podem não pedir alguma prova/teste, outras podem não aceitar algum teste (como Duolingo Test), a dica é saber quais as universidades que você quer se candidatar aceitam quais testes/provas, e focar neles.
Desmistificação do Processo de Aplicação:
Não pense que apenas gênios conseguem uma vaga em uma universidade nos EUA! Nem apenas os ricos que podem pagar por uma mensalidade/anuidade altíssima e totalmente irreal para o padrão salarial brasileiro, pelo contrário, com o sistema holístico de avaliação, você tem a chance de mostrar quem você é, e sua disposição para alcançar o seu sonho. Algumas universidades oferecem diversas bolsas, ajuda financeira, emprego no campus (mesmo com visto de estudante!). As bolsas podem ser de diversos fatores: bolsas de mérito, bolsas de necessidade, bolsas de esportes... Algumas instituições oferecem também um sistema Need-Blind, que significa que a instituição não levará sua necessidade financeira em consideração, ou seja, você pode ser admitido mesmo precisando de uma bolsa integral. E algumas se comprometem a pagar cem por cento da necessidade demonstrada para todos os alunos que sejam admitidos.
Se quiserem saber mais sobre partes específicas do processo de candidatura, documentação, quais universidades oferecem bolsas, como escolher para qual universidade aplicar, etc, acompanhem o blog que eu estarei postando mais informações! Normalmente essas informações não estão disponíveis em português, meu objetivo é trazer um conteúdo acessível e informativo para quem tem o sonho de estudar fora. Se tiver dúvida deixe um comentário aqui ou siga o perfil @dear.applicant no Instagram que estarei postando conteúdo por lá também! E sinta-se a vontade para enviar uma dm ou feedback!
Obrigada por ter explicado tudo isso de uma forma fácil e clara de entender! Salvou minha vida!! Mal posso esperar para as outras informações!
ResponderExcluirQue bom que pude te ajudar! Obrigada pelo comentário e siga acompanhando o blog que logo postarei mais!
ExcluirParabéns pela iniciativa! Tudo bem explicadinho! ☺️
ResponderExcluirMuito obrigada, que bom que gostou!
ExcluirConteúdo relevante sobre o assunto. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada!!
Excluir